SUSTENTABILIDADE

dga-authentic-graos-sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE / MEIO AMBIENTE

REDUÇÃO DE GASTOS:

Pois reduz a perda desnecessária dos grãos, aumentando a qualidade dos mesmos, gerando sustentabilidade, resultando em menos gastos (água, luz, produção, etc);

REDUÇÃO NO USO DE INSETICIDAS;

Evitará que os resquícios dos produtos vão para o meio ambiente, causando desequilíbrio dos ecossistemas.

Redução no desperdício de matéria-prima

Em processos em que há a necessidade de transilagem o risco da quebra de grãos é maior devido ao transporte e ao fluxo dos grãos nos equipamentos. Grãos quebrados acarretam desperdício de matéria-prima e diminuição da lucratividade, visto que não terão uma boa qualidade para a comercialização. O distribuidor de grãos automatizado evita a necessidade de transilagem ao fornecer boa armazenagem dos grãos.

Eficiência no processo produtivo

Devido ao fato de aumentar a qualidade dos grãos, o DGA proporciona maior eficiência energética no processo, ou seja, um melhor aproveitamento dos insumos e matérias-primas utilizadas no processo produtivo.

Utilização consciente de recurso natural – energia elétrica

O distribuir de grãos automatizado gera no processo uma economia no consumo de energia elétrica devido ao fato de facilitar, através da forma de dispor os grãos, a passagem livre do ar fornecido pelos exaustores. Facilitando o processo de aeração e secagem dos grãos, o DGA requer menor tempo de operação dos exaustores e, consequentemente, menor consumo de energia.

Redução no uso de produtos químicos agressivos à saúde humana e ao meio natural

Em processos em que a proliferação de pragas é facilitada pelo calor e umidade no interior do talude há a necessidade de utilizar inseticidas a fim de controlar o desenvolvimento destes organismos. Com a utilização do DGA, os grãos são dispostos de modo que facilite a aeração, reduzindo a necessidade de químicos agressivos no processo. O manejo de inseticidas, além de causar intoxicações aos colaboradores da indústria, oferecem risco à qualidade ambiental no que tange a qualidade do ar e de recursos hídricos.

De acordo com a acadêmica de engenharia ambiental e técnica em meio ambiente, Julia Gomes:

A TECNOLOGIA DGA E O MEIO AMBIENTE

“A importância do distribuidor de grãos automatizado em relação ao meio ambiente está no fato de ser uma tecnologia de prevenção de impactos ambientais provenientes do processo de silagem, diferentemente das ações de fim-de-tubo que se dedicam somente à solução do problema, sem questionar nem evitar que seja gerado o impacto. Conforme os aspectos ambientais explicitados acima é possível observar a concordância entre os pilares técnico e ambiental do equipamento. Da mesma forma que torna o processo mais rentável para a indústria, o Distribuidor de Grãos Automatizado elimina possíveis fontes de impactos ambientais, como o uso de inseticidas, por exemplo. Além disso, a tecnologia DGA está totalmente em acordo com alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, podendo ser citado o objetivo 2: fome zero e agricultura sustentável; objetivo 9: indústria, inovação e infraestrutura e objetivo 12: consumo e produção responsáveis. Sem dúvida é uma tecnologia que corrobora o desenvolvimento sustentável e que deve ser, cada vez mais, incentivada e implementada nos processos produtivos visando a qualidade técnica e ambiental.”

Fique por dentro das novidades!